Acredite no poder das palavras. Inspirado em uma história real, o filmes conta a jornada do brilhante, Professor Melvin Talson que, usando seus métodos, sua visão política radical e o poder das suas palavras para motivar um grupo de alunos do Wiley College do Texas,
Incentivados pelo tutor, um grupo de alunos formou uma equipe praticamente imbatível de debatedores entre os anos 20 e 30, que ganhava todos os concursos em que era inscrita – primeiro, derrotando as principais universidades para negros, e depois conseguindo um confronto histórico com a toda poderosa Harvard, formada por alunos da elite branca.
A competição, que não tem tradição no Brasil, coloca duas equipes de estudantes frente à frente. Elas precisam defender seus pontos de vista sobre temas pré-definidos, usando argumentação para convencer os jurados a lhes dar a vitória no debate.
Apesar do tema remeter a filmes como “Meu Mestre, Minha Vida”, “Escritores da Liberdade” e outros longas sobre professores que ajudam a transformar alunos menos privilegiados, “O Grande Desafio” tem personalidade própria. A obra, que teve entre seus produtores a apresentadora Oprah Winfrey, mostra a trajetória dos protagonistas sem apelar para o melodrama. A trama dispensa, pois já é, por si só, emotiva.
“O Grande Desafio” é um filme digno, admirável e tem grandes momentos de interpretação. Como, por exemplo, a cena em que o personagem de Whitaker atropela um porco e precisa se desculpar com dois homens brancos, que o humilham.
Nunca é demais aprender pelo exemplo de vida de pessoas que fizeram o bem e romperam barreiras, contando “apenas” com o dom da sabedoria e a fé em suas atitudes.
Veja o trailer http://www.youtube.com/watch?v=Fd7-oKgiFmg