sábado, 10 de abril de 2010

Inclusão digital

a inclusão digital nada mais é do que a facilitação da aprendizagem da informatica e novas formas de tecnologia, a fim de que a sociedade venha participar da velocidade da informação e conhecimento que a tecnologia oferece.

Para Rosário do Catete sugiro:

* Que o Governo Municipal patrocine uma INTERNET livre de taxa em todo município;

* Implantar a disciplina de informática na grade curricular na rede de ensino;

* Qualificar no mínimo 100 jovens na área de informática por ano (cursos ténicos);

* Que empresas privadas que atuem em nosso muncípio patrocinem qualificação em cursos rápidos para estudantes e idosos;

* Que a comunidade: se conscientize que saber informática não é apenas saber acessar internet de uma lan house.

Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. É preciso ensiná–las a utilizá–lo em benefício próprio e coletivo.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dia da Saúde discute efeitos da urbanização sobre a qualidade de vida

       A meta da OMS (Organização Mundial da Saúde) é fazer com que as cidades ofereçam mais saúde para a população, com ações que visam chamar a atenção da sociedade mundial para a qualidade de vida.
       O tema escolhido para 2010 é "1000 Cidades, 1000 Dias" Serão realizados eventos em todo o mundo entre os dias 7 e 11 de abril, convidando autoridades e a população local de diversas cidades para buscar soluções para questões importantes como a violência e a poluição.
       Além disso, as cidades serão incentivadas pela OMS para alcançar as seguintes metas para 2010: 1000 histórias de cidades que melhoraram a qualidade de vida e a saúde de sua população através de medidas que reduzem os impactos da urbanização.

       O tema escolhido para este ano destaca o efeito da urbanização sobre a saúde coletiva, a nível global, e para cada um de nós individualmente.
       São objectivos globais da campanha da OMS: aproveitar a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial.
        Segundo a OMS, ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, mantendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas em harmonia, e não apenas a ausência de doenças.
         A OMS define ainda a Engenharia sanitária como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar físico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento básico (sistemas de água, de esgotos sanitários e de limpeza urbana) a saúde pública fica completamente prejudicada.
         A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro, real, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações.

Reflexão

"Faço menos planos e cultivo menos recordações.
Não guardo muitos papéis, nem adianto muito o serviço. Movimento-me num espaço cujo tamanho me serve, alcanço seus limites com as mãos, é nele que me instalo e vivo com a integridade possível.
Canso menos, me divirto mais, e não perco a fé por constatar o óbvio: tudo é provisório, inclusive nós." (Martha Medeiros)

domingo, 4 de abril de 2010

Como Acabar com a fome e a Pobreza?



É precisamos tomar novas iniciativas para acabar com a fome e a pobreza, um objetivo que pode ser alcançado no mundo todo e, melhor ainda, superado!

http://www.youtube.com/watch?v=-QI1MyJ-clw Click neste link e veja dados sobre a pobreza mundial levando em conta aspectos político, socias e infantis.

Aproveite, o espaço dê sua opinião sobre o que pode ser feito por Rosário.