O homem desde
sua existência sente que precisa acreditar e criar algo; precisa pensar,
analisar e suportar desafios para crescer e fortalecer sua convicção de poder e
capacidade podendo assim transformar o meio em que vive. A tecnologia em seu
sentido mais amplo se aplica a aquilo que não existindo na natureza, o homem a
capacidade de inventar, expande seus poderes e domina a natureza e tornar seu
trabalho mais fácil. Os estudiosos debatem há tempos as fronteiras entre
ciência e tecnologia. Pela definição clássica, tecnologia é a aplicação prática
do conhecimento científico em produtos e processos utilizados para a solução de
problemas do dia a dia. Enquanto a ciência busca compreender o mundo natural, a
tecnologia tenta fazer uso das forças e dos elementos que atuam nesse mundo ou
controlar suas manifestações. Tecnologia não é apenas instrumento ou
equipamento a ser utilizado, são também meios, métodos, técnicas pelas quais se
evolui o conhecimento humano. A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser
humano de modo que não se consegue viver separado dela, assim vem sendo
desenvolvida há vários anos, a cada época o homem acrescenta métodos ainda mais
revolucionários neste campo, coincidentemente trazendo benefícios e incertezas
a humanidade. A tecnologia tem e teve, em todas as sociedades, um papel
substancial no domínio da natureza, no controle do ambiente e na resolução dos
problemas. As aplicações tecnológicas tornaram mais fácil e rica a vida dos
seres humanos. Em tempos atrás, ao pensar em educação ou educar, pensava-se na
idéia de uma sala repleta de alunos o professor na frente, com giz na mão
escrevendo no quadro negro. "Antigamente, a educação era composta por um
professor ativo e alunos passivos, ou seja, o docente era o mentor do
conhecimento, detentor de todo o saber" (LIMA; AITA, 2007, p.1). No
passado era essa a realidade dentro das escolas, o conhecimento, a aprendizagem
era transmitida através do mecanismo da fala e escrita com o auxilio de livros
e apostilas de forma rudimentar e simples. As grandes revoluções tecnológicas
passaram a ter um enorme impacto na educação e no método de ensinar,
principalmente depois da invenção do computador e da comunicação digital que
foram incorporados na escola para trazer maiores resultados através dos meios
interativos, multimídia, destacando-se a educação à distância, que é ao mesmo
tempo personalizada e individualizada pela tecnologia. Os centros educacionais
como responsáveis pela formação dos conhecimentos e culturas, perceberam a
necessidade de transformação do ensino e da escola, orientando-os para uma
introdução de técnicas com conteúdos e organizações desenvolvidas. Todos que
direto ou indiretamente trabalhavam na educação guardavam certa opinião sobre
as benfeitorias ou o absurdo que a implantação desta tecnologia poderia trazer.
Na década de 1980, nem se imaginava o que poderia fazer com o computador dentro
da escola, e ainda mais o que o aluno faria com este objeto moderno. Hoje as
reformas dos sistemas educativos demonstram que o ensino em sala de aula se
tornou muito mais dinâmico e participativo, direcionando os alunos para novos
conceitos de educação e metodologias de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário