sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

As novas tecnologias na educação.


O homem desde sua existência sente que precisa acreditar e criar algo; precisa pensar, analisar e suportar desafios para crescer e fortalecer sua convicção de poder e capacidade podendo assim transformar o meio em que vive. A tecnologia em seu sentido mais amplo se aplica a aquilo que não existindo na natureza, o homem a capacidade de inventar, expande seus poderes e domina a natureza e tornar seu trabalho mais fácil. Os estudiosos debatem há tempos as fronteiras entre ciência e tecnologia. Pela definição clássica, tecnologia é a aplicação prática do conhecimento científico em produtos e processos utilizados para a solução de problemas do dia a dia. Enquanto a ciência busca compreender o mundo natural, a tecnologia tenta fazer uso das forças e dos elementos que atuam nesse mundo ou controlar suas manifestações. Tecnologia não é apenas instrumento ou equipamento a ser utilizado, são também meios, métodos, técnicas pelas quais se evolui o conhecimento humano. A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não se consegue viver separado dela, assim vem sendo desenvolvida há vários anos, a cada época o homem acrescenta métodos ainda mais revolucionários neste campo, coincidentemente trazendo benefícios e incertezas a humanidade. A tecnologia tem e teve, em todas as sociedades, um papel substancial no domínio da natureza, no controle do ambiente e na resolução dos problemas. As aplicações tecnológicas tornaram mais fácil e rica a vida dos seres humanos. Em tempos atrás, ao pensar em educação ou educar, pensava-se na idéia de uma sala repleta de alunos o professor na frente, com giz na mão escrevendo no quadro negro. "Antigamente, a educação era composta por um professor ativo e alunos passivos, ou seja, o docente era o mentor do conhecimento, detentor de todo o saber" (LIMA; AITA, 2007, p.1). No passado era essa a realidade dentro das escolas, o conhecimento, a aprendizagem era transmitida através do mecanismo da fala e escrita com o auxilio de livros e apostilas de forma rudimentar e simples. As grandes revoluções tecnológicas passaram a ter um enorme impacto na educação e no método de ensinar, principalmente depois da invenção do computador e da comunicação digital que foram incorporados na escola para trazer maiores resultados através dos meios interativos, multimídia, destacando-se a educação à distância, que é ao mesmo tempo personalizada e individualizada pela tecnologia. Os centros educacionais como responsáveis pela formação dos conhecimentos e culturas, perceberam a necessidade de transformação do ensino e da escola, orientando-os para uma introdução de técnicas com conteúdos e organizações desenvolvidas. Todos que direto ou indiretamente trabalhavam na educação guardavam certa opinião sobre as benfeitorias ou o absurdo que a implantação desta tecnologia poderia trazer. Na década de 1980, nem se imaginava o que poderia fazer com o computador dentro da escola, e ainda mais o que o aluno faria com este objeto moderno. Hoje as reformas dos sistemas educativos demonstram que o ensino em sala de aula se tornou muito mais dinâmico e participativo, direcionando os alunos para novos conceitos de educação e metodologias de ensino. 

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